Comemoração da Ressurreição de Cristo

Seguindo o espírito pascal e a importância de renovar, renascer, recomeçar uma vida, ou uma obra, a associação de solidariedade e recreativa de São Cosmado comemorou no dia 23 de março de 2016 a Ressurreição de Jesus Cristo.

A celebração da Eucaristia deu início a esta comemoração festiva, que teve lugar na sala de convívio, adaptada para o efeito. A missa foi presidida pelo Sr. Pe. Lemos.

Utentes e sócios ensaiaram previamente os cânticos e as leituras litúrgicas para participarem de forma mais ativa nesta celebração religiosa.

A Páscoa é uma das festividades mais importantes da igreja católica, pois representa a ressurreição de cristo, filho de Deus. A semana santa começa com o Domingo de Ramos que lembra a entrada de jesus em Jerusalém, a sexta-feira santa representa a morte de Jesus na cruz e o domingo de Páscoa celebra-se a ressurreição de Cristo.

Após a cerimónia, foi servido o lanche no refeitório da instituição, para todos os presentes. Nas mesas predominava o tradicional bolo amarelo, pão de ló, amêndoas, entre outras iguarias tradicionais da época.

No dia 25 de março, depois de almoço, os utentes da instituição receberam a visita do compasso pascal, e puderam beijar a cruz de Jesus Cristo crucificado, recordando assim os tempos em que recebiam o Senhor em suas próprias casas, transportando-os para um ambiente mais familiar.