A Festa de Natal

Em espírito de esperança de paz e harmonia e como é habitual, Associação de Solidariedade Social e Recreativa de São Cosmado, presenteou a todos os seus utentes e familiares uma festa comemorativa do natal.

Esta quadra natalícia comemorou-se com enorme felicidade e alegria com a ceia de natal a 17 de dezembro de 2016, na qual estiveram presentes todos os membros da direcção, sócios, convidados, utentes e familiares.

Como é habitual a associação não poderia deixar passar esta quadra natalícia sem presentear os seus utentes e seus familiares com uma festa comemorativa do natal, que tem como objetivo proporcionar momentos de convívio e de partilha entre os presentes.

O dia iniciou com a celebração da eucaristia às 18 horas, presidida pelo Sr. Padre Lemos, que teve lugar na sala de convívio, previamente guarnecida para o efeito. Utentes, membros da direcção, colaboradoras e sócios participaram de uma forma ativa na eucaristia com a entreajuda nas leituras litúrgicas, e nos cânticos litúrgicos ensaiados antecipadamente.

Após a Eucaristia, utentes e seus familiares foram encaminhados com a ajuda das colaboradoras para os seus respectivos lugares no refeitório da instituição.

Antes de dar início ao jantar, o Presidente da Associação, Dr. Américo Moreira proferiu umas palavras de agradecimento a todos os presentes, desejando votos de Boas Festas.

Referiu também que esta quadra natalícia é da família, da união e da partilha, no entanto há necessidade de reforçar os laços familiares pois apesar da instituição existir em função dos idosos nada nem ninguém pode substituir a mesma.

A célula familiar é um agente básico não só para a sobrevivência do idoso, como para o seu equilíbrio emocional e social.

Após este breve discurso, todos os participantes puderam saborear as iguarias próprias desta época natalícia, tais como as batatas com bacalhau, arroz de polvo, rabanadas, sonhos, aletria, entre outras.

Depois do jantar, decorreu um momento de convívio com o tema “Gala de Natal”, onde foram apresentados peças de teatro, danças e cantares, anteriormente ensaiados pelas colaboradoras e utentes, proporcionando momentos de diversão e de alegria entre todos.

Seguindo o espírito natalício e felicidade do momento decorreu um baile, em que idosos, colaboradoras, familiares e sócios puderam dar um pezinho de dança até ao final da noite, deixando todos os presentes total confraternização.

Durante o convívio, ainda houve tempo para a presença do “Pai Natal”, com um saco cheio de prendas, que distribuiu por todos os convidados.
O ambiente foi muito emotivo e gratificante, quer para os utentes, quer para quem lhes presta apoio e dedicação, predominando assim o espírito natalício.