A origem do Carnaval

O Carnaval é atualmente uma das festividades mais populares em todo o mundo, há historiadores que associam esta festividade a cultos antigos, feitos para agradecer as boas colheitas agrícolas, já outros argumentam que a origem do carnaval terá ocorrido bem mais tarde, no Egipto, como homenagem à deusa Isis e ao Touro Apis. Há ainda historiadores que atribuem o nascimento do Carnaval aos gregos, que tinham o costume de celebrar o início da Primavera agradecendo aos deuses.

A própria palavra “Carnaval” divide os historiadores quanto à sua origem etimológica. Uns defendem que a palavra deriva de “carne vale” que significa “adeus carne”, sendo assim uma forma de nos remeter para o início do período da Quaresma que era, no Cristianismo, um período de reflexão espiritual e também uma época de privação da carne como alimento.

Outros acham que a palavra Carnaval poderá ter origem em “currus navalis” que significa “carro naval” e é uma expressão anterior ao Cristianismo. Esta interpretação tem por base  os costumes dos Gregos e dos Romanos de festejarem a chegada da Primavera através de desfiles com carros alegóricos em forma de barco e trajes marítimos.

Atualmente os festejos de Carnaval não têm dia certo para ocorrer e as datas da sua celebração variam conforme o país.

Mesmo sem sabermos a origem exacta desta celebração, a verdade é que, quer tenha tido origem num festival religioso e primitivo ou numa simples celebração pagã, o Carnaval é uma festa que celebra a vida e a alegria.